Imagine que você montou uma empresa e resolveu aumentar sua presença na Internet criando um site para divulgar seus produtos e serviços. Porém, você tem recebido, com certa frequência, muitas críticas em relação a ele, e o principal motivo apontado pelo público que o acessa é que eles não conseguem visualizar o seu site tão bem acessando através de outros dispositivos, pelas informações estarem má distribuídas na tela como o smartphone, por exemplo. Se você tem está passando por essa situação, não tenha dúvidas: o seu site não é responsivo!
Mas o que é um site responsivo, afinal?
O site responsivo, ou flexível, é um site que consegue se adaptar perfeitamente a qualquer tamanho de tela de diversos tipos de dispositivos acessado pelo usuário, seja através do pc (computador pessoal), tablets, smartphones, entre outros. Se o seu site for responsivo, ele certamente disponibilizará as informações contidas nele de uma maneira mais organizada, mesmo que você acesse através de telas muito pequenas como as de smartphone, ou telas maiores, como do próprio computador. Ou seja, um site responsivo, de uma forma simplificada, é um “site amigável”, por conseguir se adaptar e facilitar a experiência do usuário, melhorando a navegação do usuário pelo ambiente digital.
POR QUE SER RESPONSIVO?
Antigamente, como não havia uma grande diversidade de telas disponíveis no mercado, as pessoas acabavam criando sites, na maioria das vezes, utilizando os mesmos padrões de resolução, pois o intuito era fazer com que o site fosse acessado através de navegadores mais populares, como o Internet Explorer. Na medida em que esse cenário começou a mudar, o mercado passou a disponibilizar uma infinidade de telas dos mais variados tamanhos, seja para TVs quanto computadores, além do aumento na produção e consumo de tablets e smartphones. Houve a necessidade de criar meios para facilitar a visualização dos conteúdos disponibilizados na internet, pois eles não estavam prontos para a nova adaptação.
Listamos a seguir quais são os melhores motivos para você abandonar de vez aquele velho layout tornando-o responsivo:
AUMENTO DO ACESSO À INTERNET ATRAVÉS DO CELULAR
De acordo com o site de notícias G1, uma pesquisa feita pelo IBGE em 2014 indicou que o acesso à internet via celular nas casas ultrapassou o acesso via desktop. O acesso da internet pelo celular chegou a 80%, enquanto o acesso a PC chegou a 76.6%. É uma diferença pequena, mas já pode nos dizer muita coisa a respeito desse novo cenário: o perfil dos usuários mudou e, de acordo com o mercado com dados do mercado, esse número tende a aumentar entre a utilização de dispositivos móveis. Smartphones estão mais poderosos e personalizados a cada dia, não se restringindo apenas a um mero aparelho para fazer ligações. Atualmente é possível realizar diversas tarefas, que incluem tanto o acesso a redes sociais quanto transferências bancárias. Acompanhar o comportamento e hábitos dos usuários que utilizam a internet e as mudanças no mercado é uma ótima forma de você se atualizar e perceber que deve tornar o seu site responsivo.
CAMPANHA DO GOOGLE: #MOBILEMADNESS
O Google lançou em 2015 uma campanha intitulada #mobilemadness com o intuito de demonstrar as melhores práticas para que as empresas possam se adequar ao ambiente online providenciando aos usuários uma boa experiência de navegação. No final da campanha, em 21 de abril, o Google passou a avaliar os sites que possuem compatibilidade com dispositivos móveis seguindo critérios de avaliação, causando um grande impacto nos resultados de busca. Ou seja, se o seu site é mobile friendly, ele será bem mais posicionado do que um site que não se ajustou às novas mudanças. Dessa forma, seu site será bem mais relevante e visível para as pessoas que estão em busca do que você oferece.
SITE TOTALMENTE FLEXÍVEL
A partir do momento que você torna o seu site responsivo, ele fica mais flexível, adaptando-se facilmente a qualquer tipo de tela. Você não vai precisar se preocupar se as informações ficaram ocultas quando o conteúdo do site é acessado pelo celular e vice-versa. Além do mais, você não precisará criar vários layouts diferentes, já que um só consegue ser flexível o bastante para se adaptar e passar as mesmas informações da melhor forma possível.
EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO
O usuário certamente irá desistir de acessar seu site através de outros dispositivos caso a letra ficar muito pequena, ou se as imagens não estiverem dispostas de uma maneira agradável. Com um site responsivo, todas as informações serão distribuídas perfeitamente na tela, tornando a experiência do usuário melhor possível. Ele vai ter incentivo de sobra para continuando navegando através do seu site.
AUMENTO DO POSICIONAMENTO NOS MOTORES DE BUSCA
Como falado anteriormente, o Google vai avaliar sites que estão ou não de acordo com os requisitos para serem adaptados em diversos tipos de dispositivos. Caso o seu site seja responsivo, pode ficar tranquilo que isso já contará vários pontos positivos para a gigante da internet. Além disso, outros grandes buscadores como Bing e Yahoo também incentivam o formato responsivo, pela mesma lógica. Ou seja, independente do buscador, seu site será será avaliado se for ou não responsivo. Fique atento!
FACILITA O SEO E AUMENTA AS CHANCES DE CONVERSÃO
A atualização dos sites no formato responsivo está diretamente relacionada a processos de SEO (Search Engine Optimization), pois essa unificação facilita e muito os processos de melhora de posicionamento do site nos motores de busca. Se o seu site for responsivo, ele será bem posicionado permitindo que ele atraia mais pessoas levando você a ter mais chances de conversão.
MOBILE FIRST!
A ideia do Mobile First está totalmente relacionada à ideia de layout responsivo. Como vimos anteriormente, os smartphones estão ganhando mais visibilidade no mercado e o acesso à internet através desse dispositivo já ultrapassou o acesso pelo PC. Ou seja, você deve se adaptar às transformações do mercado. Se seu público está acessando seu conteúdo através do celular, por que não melhorar a experiência desse dispositivo? Você só tem a ganhar com isso!
NÃO FAÇA SOZINHO, BUSQUE UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA!
O conceito de site ou layout responsivo já está bem popularizado, porém é comum que muitas empresas ainda não estejam se adaptando facilmente a essas transformações por não estarem de olho nas mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos tempos. Se você se surpreendeu lendo até aqui e sabe que precisar estar atualizado com as exigências do mercado, não deixe de entrar em contato com agências especializadas nesse ramo. Se você optar por tentar faço sozinho, você corre um sério risco de não conseguir atender a todas essas demandas.
Agências especializadas investem seu tempo para entregar a melhor e mais atualizada solução possível para seus clientes. A 2ck Marketing Digital possui uma vasta experiencia de mercado e está pronta para atender a todas essas necessidades com exclusividade e foco em resultados.