Muitas empresas têm dificuldade para programar seus próximos passos no Marketing Digital.
É preciso definir e organizar os objetivos, projetos, atividades e metas. Saber exatamente o que e como fazer, é essencial para o sucesso!
Deixar de lado o planejamento ainda é um erro bastante comum dos empreendedores. Tudo parece tão simples, né? Mas não é bem assim! Ao fazer parte do ambiente digital, antes de qualquer ação, você deve seguir alguns passos básicos e elaborar um planejamento de marketing digital focado. Ao contrário, perderá tempo e, consequentemente, dinheiro.
O planejamento de marketing digital é bem similar ao planejamento do marketing tradicional. Portanto, tudo começa com a definição do objetivo e análise estratégica.
- Objetivo: quais são suas metas? seus objetivos precisam ser específicos, mensuráveis, ambiciosos, realistas e precisos no tempo.
- Cenário: como seus concorrentes estão se portanto e se comunicando no ambiente online? Qual o cenário do seu nicho na mídia digital? Faça um bom benchmarking para saber as forças e fraquezas da concorrência.
- Público-alvo: você realmente o conhece? Sabe como se comporta, quais são as preferências e em quais redes sociais eles estão? Só assim você conseguirá desenvolver uma linguagem adequada.
Plano de Ação
Essa é a parte de abrir a cabeça e deixar a criatividade tomar conta de tudo, uma vez que no meio digital as possibilidades são imensas.
- Canais: É hora de escolher os canais para veicular suas campanhas. Levando em consideração que você já conhece seu público alvo e até já desenvolveu um persona, você pode escolher vários canais ou apenas um, tudo depende de onde está seu consumidor e qual destes meios terá a melhor entrega de conversão. Ex: Facebook, Twitter, LinkedIn, Blog, Ferramenta de conversão, etc.
- Conteúdo: É um dos pontos mais importantes pois é por meio do conteúdo que você terá a audiência do público, o ajudará a encontrar soluções, criará empatia e conquistará informações importantes para transformá-lo de um simples lead em um cliente.
- Cronograma: É de extrema importância que faça um cronograma de modo a deixar claro a frequência, distribuição de material e cooperação entre os conteúdos e ações.
- Monitoramento: Acompanhar e analisar a performance dos KPI’s (número de visitas, número de páginas por visita, quantidade de visitantes que retornam ao site, quantidade de assinantes do site, quantidade de leads gerados pelo site) e métricas.
Agora que você já sabe como funciona um planejamento de marketing digital, é só seguir o plano e acompanhar de perto o andamento e resultados, se algo não estiver no caminho objetivado, reveja e atualize.